segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Hospital Evangélico deve fechar UTI Neonatal e adulta

Recebi a informação de que o Hospital e Maternidade, o antigo Hospital Evangélico, em Brusque, vai fechar a UTI Neonatal inaugurada em 2014. E mais, que está sob ameaça, ainda, a UTI adulta. O fechamento estaria previsto para 17 de novembro, mas pode ser antecipado.

Não há nada oficial por parte do hospital, mas más línguas dizem que a coisa anda de mal a pior por lá. Isso em termos de condições de manter a administração da casa. Comenta-se até em descontentamento com a gestão, principalmente a gestora Ilse Barbosa. Inaugurada em 28 de agosto de 2014, a UTI Neonatal do hospital chegava na época como solução para um dos problemas mais graves que enfrenta a saúde de Brusque no que tange ao atendimento pediátrico. Embora de serviço particular, ventilou-se até a ampliação via Sistema único de Saúde (SUS), através de convênio com o município. 

De prático e efetivo, nada diferente do que já havia foi efetivado. Em janeiro deste ano, a direção comunicava à população que, a partir do dia 12 daquele mês, o atendimento clínico seria interrompido. A justificativa eram ajustes na administração eu estavam ocorrendo, aliada à inadimplência e redução e faturamento. Poucas semanas depois, o hospital anunciava que a medida era temporária. 

Pelo que ouvi, a UTI adulta já nem está em funcionamento e fecha a partir desta terça-feira, 1º de novembro. A Neonatal já não estaria em funcionamento há semanas.

Tentei contato com a direção do hospital, principalmente a gestora Ilse, para falar do assunto, mas não consegui em vários momentos. Celular desligado e no hospital, nada também. Soube que há um descontentamento e cheguei a ouvir que o tal fechamento será feito da mesma forma como anunciado o do PA em janeiro: da noite para o dia. Onde há fumaça, tem fogo, já diz o ditado.

Nenhum comentário: