quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Justiças Federal e do Trabalho dão mau exemplo em Brusque

Ontem no final do dia recebi um comunicado da OAB subseção Brusque sobre mudanças no expediente do Judiciário de Brusque nesta sexta-feira e na próxima semana. O motivo é o Dia do Servidor Público, comemorado neste 28 de outubro, bem como o feriado de 2 de novembro. Pasmem: as justiças do Federal e do Trabalho vão fazer um feriadão prolongado de três dias.

Conforme o comunicado, destinado a orientar o cidadão sobre os serviços deste setor, o Fórum vai fazer o feriado (não menos absurdo) na sexta-feira, mas atenderá normalmente na segunda-feira, 31, e terça-feira, 1º. O que chama atenção é que a Justiça Federal e a do Trabalho não atenderão na segunda-feira e na terça-feira, retornando o atendimento apenas na quinta-feira, já que na quarta-feira, 2, é feriado de Finados.

Esse tipo de situação é uma das que mais coloca o serviço público na linha das críticas e de desrespeito ao cidadão. O absurdo está na falta de respeito ao cidadão que precisa dos serviços. Seja qual for o setor ou órgão, serviço público é serviço ao cidadão, à população. Servidor público, seja ele um prefeito, um vereador, o governador, o presidente da República ou um juiz, é servidor público.

O servidor público é uma atividade das mais necessárias e deve ser respeitada, merecendo toda e qualquer menção de valorização. Porém, regalias não são direito e mérito de respeito. Algumas regalias são tão absurdas quanto desrespeitosas ao cidadão. Tenho mencionado há muito tempo o ponto facultativo, por exemplo, que faz com que toda uma estrutura necessária ao cidadão seja interrompida enquanto toda uma cidade, estado ou país seguem com a vida e a rotina normal.

Da mesma forma, fazer feriado no Dia do Servidor Público é outra falta de respeito com o cidadão. Já pensou se outras atividades e profissões resolvessem, por decisão própria ou força de lei, tornar feriado o dia dedicado ao seu segmento? Penso que o servidor público precisa tomar consciência de sua importância para a sociedade e o cidadão e não ter nesse tipo de regalia uma espécie de prêmio.

Aos gestores, principalmente os políticos, cabe lembrar que há outras formas de valorizar o servidor para não perder seu apoio do que manter esse tipo de regalia que apenas prejudica a população como um todo. Mas como eu já disse em outra ocasião, será que há político com peito para enfrentar e acabar com esse tipo de absurdo que o serviço público ostenta?

No que tange ao caso das justiças Federal e do Trabalho do Trabalho de Brusque, apenas como exemplo, assim como todas as esferas do Judiciário, a demanda de processos não é pouca. Recordo que o final de 2014, o número de processos em tramitação na vara Federal da justiça em Brusque era de 4.870. É sabido que a cada dia mais e mais processos ingressam na mesma justiça, o que mostra que não esse número não deve ter diminuído muito.

Da mesma forma, a Justiça do Trabalho segue o mesmo caminho. Nos últimos anos, a média de novos processos trabalhistas na comarca gira na casa dos 1.500. Ou seja, trabalho tem e muito.

Isso tudo mostra como o desrespeito ao cidadão em relação ao serviço público não está apenas no Executivo ou Legislativo, mas no Judiciário também. Lamenta-se que esse tipo de postura se mantenha, mesmo quando o cidadão de um modo geral clama por melhora e excelência no trabalho de seus funcionários.


Só para lembrar, sexta-feira a Prefeitura de Brusque, a ADR e a Câmara de Vereadores não terão expediente. Até aí, nenhuma novidade. 

Nenhum comentário: